Fonte de pesquisa e informação digital

A plataforma preserva a  estrutura orgânica-funcional da organização arquivística do arquivo pessoal, apresentado enquanto instrumento metodológico de pesquisa pelo estudo O Arquivo da Família Calmon à luz da Arquivologia Contemporânea (2011): 

 

[...] a sistêmica possibilitou a descrição do arquivo sobre a ótica do seu produtor, do documento (tipologia, cronologia e função) e do seu contexto de produção, destacando os elementos orgânicos e funcionais do arquivo de família, sem descaracterizar sua origem e a participação de cada membro na acumulação e produção de documentos. (SANTANA, 2011, p. 125)

 

Por tanto, para preservar as características essenciais dos uniformidade e de múltiplas conexões, o Arquivo Miguel Calmon Sobrinho foi incorporado enquanto subsistema do Arquivo da Família Calmon.

REFERÊNCIA:

SANTANA, Eneida. O arquivo da família Calmon à luz da arquivologia contemporânea. Salvador - BA, 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. 161f.

Biografia.PNG
Miguel Reitor.JPG

QUADRO ORGÂNICO-FUNCIONAL DO ARQUIVO 

SUBSISTEMA 19

CÓDIGO DE REFERÊNCIA

BR/FEMC/AH/AFC/MCS

TÍTULO

Miguel Calmon Du Pin e Almeida Sobrinho

GERAÇÃO -11.13

DATAS EXTREMAS

1931-1967

NÍVEL DE DESCRIÇÃO

Secção

DIMENSÃO E SUPORTE

documentos; manuscritos, fotografias, correspondências e documentos públicos

HISTÓRIA BIOGRÁFICA

Nascido em Salvador, Bahia, a 2 de maio de 1921, diplomou-se engenheiro-civil pela Escola Politécnica da Bahia, em 1932.  O quarto Miguel Calmon, também segue os passos de seus tios homônimos. Atuou em diversos cargos de gestão pública e privado no Brasil. Faleceu em 1967. Casado com Sylvia Tarquino Pontes, não deixou descendência.

Legenda

BR – BRASIL

FEMC – FUNDAÇÃO ECONOMICO MIGUEL CALMON

 AH – ARQUIVO HISTÓRICO

 AFC – ARQUIVO DA FAMÍLIA CALMON

·MCS - MIGUEL CALMON SOBRINHO